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Comunicados - Assembleia geral extraordinária



Assembleia geral extraordinária

Assembleia geral extraordinária (07/10/2013)

Tópicos:

1. Avaliação do ronda noturno
2. Deliberação sobre estudo do gerador / Decoração das áreas comuns
3. Individualização do gás (R$ 462,00/ unidade – 5 x)
4. Repaginação da entrada para sanar problema do piso
5. Fidelização/ gratificação dos funcionários
6. Assuntos gerais:
6.1. Benfeitorias 1º trimestre
6.2. Notificação IPOA
6.3. Ações contra o condomínio
6.4. Uso de vagas indevidas
6.5. Utilização dos crachás

1. Avaliação do ronda noturno

Desde o dia 01/08 o ronda noturno está trabalhando no condomínio conforme acordado na assembleia anterior. A ideia é simplesmente avaliar a contratação e definirmos se continuamos ou cancelamos o contrato. O que estão instruídos a fazer é ficar próximo a entrada de veículos até 0:00h e depois deste horário intercalar entre portão e ronda pelo condomínio. Após as 5:30h retornar para a entrada de veículos até as 6:30h.

2. Deliberação sobre estudo do gerador/ Decoração das áreas comuns

Na última assembleia foi colocado em votação e aprovado um orçamento de R$ 130.000,00 em que o conselho poderia trabalhar para aquisição do grupo gerador e o rateio seria feito em 6 parcelas e iniciado apenas após a aquisição do mesmo. O orçamento foi aprovado antes da contratação por se tratar de um item extremamente complexo no que diz respeito a local para instalação e fatores externos como: acessibilidade para manutenção, resistência das lajes, ruído, captação e exaustão de gases uma vez que o gerador, grosseiramente falando, nada mais é do que um motor de caminhão, dentre outros. Outro ponto que dificulta a compra e instalação do mesmo é o fato do condomínio, durante a fase de projeto, não ter sido planejado para receber o mesmo.

Voltei a conversar com um dos fornecedores que nos disse que o melhor local, ao contrário do que dissemos na assembleia passada seria no 1º subsolo em frente aos armários 23/24/25/26 entre as vagas 203 e 204. Esta seria a menor distância entre o grupo gerador e os quadros de distribuição, em frente à entrada da garagem facilitando a admissão de ar e embaixo da claraboia, o que facilitaria a passagem do tubo de escape sem a necessidade de furar a laje, mas, talvez precisaremos, para viabilizar a instalação, interromper a passagem de veículos neste trecho, ou seja, os moradores das vagas 202 e 203 passariam a acessar as mesmas apenas pelo corredor central e os das vagas 204/205/206 pelo corredor lateral. Após o aceite dos moradores, destas vagas principalmente, pedirei ao escritório PLANEAR, responsável pelo cálculo estrutural do nosso condomínio que valide a posição e nos emita uma ART cujo orçamento nos foi passado no valor de R$ 2.600,00.

Como ainda deve levar um tempo para finalizarmos todo este processo gostaria de sugerir atacarmos antes do gerador o término da decoração das áreas comuns do condomínio como: Espaço Bebê, Salão de festas, Sala de Lareira, Espaço Gourmet e Sala de Vídeos. Claro que não faríamos todos de uma vez, mas seria feito um projeto para todos os ambientes e aos poucos, conforme a sequência de prioridades que podemos decidir na assembleia, decoraríamos estes espaços deixando-os realmente adequados para o uso.

3. Individualização do gás

Visando tornar a cobrança mais justa uma vez que, independente do valor que reduziria ou aumentaria na conta de cada um, todos pagariam exatamente o que consomem, exatamente como é feito hoje na conta de água, proponho ratearmos novamente o valor para individualização agora com um orçamento realizado por nós e não pelo IPOA e para instalação imediata.

Fizemos 4 orçamentos com as empresas Techem, LIveT, AJMartani e ISTA onde o melhor orçamento foi da empresa LiveT (representante do fabricante ITRON). Para a colocação dos medidores + indutor do pulso de RF para que a leitura seja remota sairá R$ 462,00 por unidade podendo ser dividido em 5 x iguais de R$ 92,00. A sugestão para este rateio não pesar a todos é nos próximos 5 meses utilizarmos o rateio do fundo de obras com parte do pagamento e interar a diferença, ou seja, utilizaria os já cobrados R$35,00 + a diferença de R$ 57,00 rateada. Acredito que parte dos moradores pagará, pelo menos 50% destes R$ 57,00, com a economia que fará na própria conta do gás.

Fazendo um comparativo com o consumo de água e que funciona perfeitamente para a ocasião, no condomínio, temos famílias que gastam desde R$ 40,00 até R$ 140,00 em média.

4. Repaginação da entrada para sanar problema do piso

A IPOA está passando por uma reestruturação interna muito complicada e praticamente não estão dando alternativas quanto ao conserto do piso da entrada. O problema destes pisos é que a GAIL, empresa que forneceu os pisos, não os tem em estoque, pois foram solicitados sob encomenda pela construtora. Isto para o piso bege; o vermelho é de produção por isto não seria problema. Para não ficarmos com este impasse foi proposto remover uma linha de lateral a lateral entre aos salões de festas e espaço gourmet e estas peças removidas seriam raspadas e reutilizadas para cobrir as falhas; neste trecho que foram removidos seria instalada uma faixa do piso vermelho. Com isto resolveríamos o problema e ficaríamos com alguns pisos de reserva, dos que foram retirados, para uma necessidade futura. Esta não seria a melhor alternativa, mas seria uma para resolvermos o problema e não ficarmos esperando numa briga judicial que pode se estender durante meses ou até anos.

Independente do acordo com a IPOA, este e os demais itens que constam no laudo que contratamos do perito, foram encaminhados para a construtora via Notificação pelo cartório no dia 12/09 com prazo máximo de 15 dias pedidos pelo cartório para envio e 10 dias para a IPOA nos responder. Caso não queiram atender os pontos indicados no laudo acionaremos os mesmos via Processo Judicial.

4. Fidelização/ gratificação dos funcionários

Um grande problema que temos quanto aos funcionários, mesmo sendo de terceirizada, é conseguirmos manter uma equipe por um período aceitável sem termos grande rotatividade. Isto, tanto para portaria como para a limpeza, é complicado por sempre estarmos treinando funcionários e nunca termos uma equipe consistente.

Para tentar contornar este problema a ideia que surgiu, há alguns meses atrás, foi de definir um cronograma consistente de atividades (já implementado) e através dele monitorarmos o desempenho dos funcionários mês a mês e caso estivessem dentro da expectativa teriam um Bônus (mensal ou bimestral) de R$ 80,00 – 100,00 cada um todo mês. Este incentivo, tirando uma média entre portaria e limpeza, seria aproximadamente 12% do salário dos mesmos. Isto acabaria sendo um incentivo e firmando uma equipe, com isto melhorando a qualidade dos serviços. Todos sabemos que funcionário motivado trabalha melhor e rende mais, mesmo muitos dizendo que salário não é tudo, é muito difícil justificar isto quando falamos em salários muito baixos (salário mínimo).

No site do condomínio temos um espaço chamado funcionários com um link para críticas e sugestões. A ideia seria que este fosse um dos canais a serem considerados para medir a satisfação de todos perante o trabalho dos funcionários além da avaliação do conselho.

Este bônus seria absorvido pelo condomínio sem a necessidade de aumento e custaria ao condomínio, no caso de R$ 80,00 de gratificação, R$ 104,00 por funcionário. O imposto sobre a gratificação, se repassada via VR, é de 30%.

6. Assuntos gerais

6.1. Trabalhos realizados pela Comissão (1º trimestre):

• Compra de moveis para copa e vestiário feminino;
• Porta para depósito – 2º subsolo
• Caixas de correspondência
• Colocação do piso nos elevadores de serviço
• Ajuste dos sensores das escadas de emergência
• Lubrificadores das guias dos elevadores
• Espelhos na entrada das garagens
• 3 conjs guarda-sol + base
• Manutenção da iluminação Quadra de Squash
• Início da fase final de adequação da portaria

6.2. Notificação IPOA

A Notificação foi encaminhada e estamos aguardando contato da construtora para agendamento de uma reunião para discutirmos os itens apontados no laudo pericial. Até a assembleia espero ter novidades para dividir com todos.

6.3. Ações contra o condomínio

Funcionário da Souza Lima (Christopher) – foi feito um acordo por parte da Souza Lima no valor de R$ 1.500,00. Processo finalizado sem ônus para o condomínio.
Representantes: Rodrigo e Eder.

Pedestre que caiu na calçada – a mesma não compareceu na audiência marcada para o dia 17/09. Processo finalizado sem ônus para o condomínio.
Representantes: Rodrigo, Eder, Raimundo e Adriano.

6.4. Uso de vagas indevidas

Apenas reforçando o recado já encaminhado via e-mail e também colocado no site do condomínio, já está vigorando as notificações e caso reincidam, multas, a todos aqueles que estiverem utilizando as vagas dos apartamentos que ainda não foram vendidos, bem como daqueles que já foram vendidos, no entanto, os proprietários ainda não estão morando, sem o CONSENTIMENTO dos mesmos. A exceção fica para vagas alugadas ou emprestadas desde que o síndico seja informado e que estejam devidamente identificados com crachá.

Na primeira vez o morador é notificado via “aviso” no para-brisa do veículo, na segunda vez será notificado via administradora e nas reincidências será multado.

6.5. Utilização de Crachás nos veículos.

Com o intuito de dar continuidade as medidas para melhorar a segurança do nosso condomínio e seguindo a convenção e regulamento interno o uso do crachá passou a ser obrigatório em todo o período em que os carros ficarem estacionados nas garagens do condomínio. Isto facilita a identificação dos mesmos numa emergência e também na identificação dos mesmos de acordo com as respectivas unidades. Alguns problemas são recorrentes como, por exemplo:

• Veículo mal estacionado impedindo entrada e saída de outros veículos;
• Veículos estacionados em vagas indevidas;
• Surgimento de amassamentos causados pela falta de atenção ao se abrir a porta.
• Veículos de prestadores de serviço pernoitando no condomínio

Muitos talvez se oponham ao uso dos crachás alegando problema no caso de roubo do veículo e com isto o marginal teria os dados do condomínio e apartamento. Infelizmente hoje em dia não é necessário nem que se roube o nosso carro para o marginal, caso queira, ter estas informações e acredito que um não justifique o outro. Já que temos os crachás e foram aprovados pelos condôminos vejo mais pontos positivos no uso do que contras.

Nas três primeiras vezes o morador será notificado via “aviso” no para-brisa do veículo, na quarta vez será notificado via administradora e nas reincidências será multado.



18/09/2013

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