logo

Comunicados - Avaliação estrutural para retirada de alvenarias das unidades autônomas



Avaliação estrutural para retirada de alvenarias das unidades autônomas

Caros condôminos,

Como em algumas assembleias foi citada a preocupação quanto a reformas das unidades autônomas, foi solicitado junto ao escritório responsável pelo calculo estrutural do nosso condomínio um laudo sobre quais as paredes que poderiam ser removidas e quais os cuidados que deveriam ser tomados durante as reformas.

Este laudo nos foi entregue e gostaria de dividir com todos vocês para que saibam o que podemos e o que não podemos fazer nos nossos apartamentos. O arquivo está à disposição no site do condomínio no campo “Documentos Restritos” e caso tenham alguma dúvida sobre o conteúdo, por favor, entrem em contato.

Aos moradores que já realizaram reformas nos apartamentos, gostaria que vissem o laudo e entrassem em contato comigo para que eu, juntamente com mais alguém do conselho, pudéssemos avaliar se está ou não de acordo com o mesmo.

Resumidamente nosso condomínio foi concebido em estrutura convencional, ou seja, a estrutura é formada por lajes, vigas e pilares. Assim sendo, as alvenarias do edifício não fazem parte do sistema estrutural resistente, funcionando apenas como vedação, portanto, sob o aspecto estrutural, não existem restrições para remoção de alvenarias, uma vez que as mesmas não participam do modelo resistente da edificação.

Por outro lado, alvenarias externas e alvenarias de fechamento de shafts, não devem ser objeto de alteração, pois, interferem com a fachada da edificação e com as prumadas do sistema de instalações prediais da edificação.

É importante observar que durante a realização de intervenções, sob nenhuma hipótese, poderão ser realizadas alterações na estrutura de concreto de lajes, vigas ou pilares.

No entanto, sempre que forem fazer qualquer reforma maior que precise de retirada de paredes conforme consta no Regulamento, independente do laudo, o síndico precisa ser avisado para avaliação, ou seja, sempre que forem reformar me comuniquem.

Neste laudo temos também a avaliação da retirada da parede que faz a divisão entre Espaço Gourmet e Sala de lareira, mas, por favor, desconsiderem. Isto foi pedido apenas para aproveitar a avaliação e num futuro TALVEZ propor algo para estas áreas, mas com uma assembleia específica para tal.

Obrigado a todos,

Um abraço,

Rodrigo/ Conselho.


11/10/2013

:: Voltar ::